Você está aqui: Página Inicial / Blog / Aprenda a se proteger do Golpe da Falsa Central de Atendimento

Aprenda a se proteger do Golpe da Falsa Central de Atendimento

O golpe da falsa central de atendimento continua fazendo centenas de vítimas ao redor do mundo; entenda como se proteger.

Quantas ligações de centrais telefônicas você recebe por mês? Quantas vezes números desconhecidos, com DDDs diferentes, aparecem na tela de seu smartphone? É, sabemos que são muitas!

No meio de todos esses contatos, alguns são autênticos e outros são golpes bem difíceis de identificar. Eles são chamados de Golpes da Falsa Central de Atendimento.

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

Os golpes da falsa central de atendimento são crimes nos quais o golpista se passa por um atendente de uma loja ou banco do qual você é cliente. Em geral, o criminoso inventa uma situação falsa e induz a vítima a compartilhar dados para concluir uma determinada operação.

Agora, vamos entender como identificá-los e como nos protegermos!

Como funciona o Golpe da Falsa Central de Atendimento?

As principais artimanhas dos criminosos para convencer as vítimas de que o contato é autêntico são:

  • Criar uma emergência: normalmente, os criminosos criam uma situação preocupante que precisa ser resolvida. Eles dizem, por exemplo, que houve uma transação suspeita em seu nome ou que é necessário atualizar os protocolos de segurança de sua conta ou dispositivo. Dessa forma, deixam a vítima mais propensa a cooperar.

  • Utilizar jargões técnicos: conhecer e reproduzir a mesma linguagem utilizada por funcionários autênticos de centrais de atendimento, bancos e lojas, também tornam o golpe mais eficiente.

  • Informar dados corretos: criminosos conseguem dados verdadeiros, como seu nome, idade, endereço ou até alguma compra já realizada. Eles descobrem essas informações por meio de invasão a sistemas privados ou até mesmo pela análise das publicações das vítimas nas redes sociais. Portanto, mesmo que confirmem alguns de seus dados durante a ligação, permaneça atento, pois isso não significa muita coisa no mundo atual.

  • Utilizar números oficiais: alguns criminosos usam aplicativos que mascaram os números de telefone. Com isso, conseguem simular número oficiais de bancos e grandes instituições para tornar ainda mais difícil o reconhecimento do golpe.

Como identificar e evitar esse tipo de golpe?

Para evitar os golpes da falsa central de atendimentos, desconfie em especial desses tipos de contatos:

  • Problema urgente: desconfie de ligações que apresentam problemas urgentes encontrados na sua conta, especialmente se o atendente insistir que ele deve ser resolvido durante a chamada.

  • Supervantagem: desconfie de ligações de lojas ou de operadores de TV, internet e telefone em que se oferecem grandes vantagens em troca da informação de dados financeiros ou de um pagamento imediato. 

  • Atualização de app por telefone: nenhuma empresa vai tentar atualizar seu aplicativo via chamada telefônica. Atualizações costumam ser feitas através do próprio app e, muitas vezes, são automáticas.

  • Regra dos 5 minutos: em alguns casos, quando percebem que a vítima está desconfiada, os criminosos sugerem que a pessoa desligue aquela chamada e entre em contato com o banco ou loja por meio dos canais oficiais. No entanto,eles conseguem capturar uma linha telefônica por alguns minutos após o telefone ser desligado. Então, a vítima acredita estar fazendo uma nova ligação, mas na verdade, continua falando com o criminoso. Por isso, caso desconfie de alguma ligação, espere um pouco antes de tentar contatar a instituição pelo número oficial.

  • Confirmação de dados: se um atendente pedir que você confirme ou informe dados pessoais ou senhas, desligue imediatamente. Empresas legítimas não fazem esse tipo de ligação.

Conclusão

Infelizmente, todos estamos sujeitos a passar pelo golpe da falsa central de atendimento. No entanto, tudo o que precisamos para nos defender é ter atenção aos detalhes e compreender que nossos dados e informações são bens preciosos e pessoais.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: