Você está aqui: Página Inicial / Blog / A importância do gerenciamento de riscos em segurança da informação

A importância do gerenciamento de riscos em segurança da informação

Contar com uma política de gerenciamento de riscos em segurança da informação é uma estratégia fundamental para garantir a segurança corporativa; entenda sua importância e dicas de implementação.

As informações armazenadas pelos sistemas de uma empresa são valiosas. Elas podem incluir dados confidenciais sobre clientes, colaboradores, finanças, propriedade intelectual, estratégias de negócios e muito mais. 

Se essas informações caírem nas mãos erradas, os problemas podem ser enormes: perdas financeiras, processos judiciais, além de danos à reputação e perda da confiança dos clientes.

O objetivo do gerenciamento de riscos em segurança da informação é evitar esses problemas. Ele nada mais é que uma estratégia que inclui a implementação de processos para identificar, avaliar e mitigar riscos associados aos ativos de informação de uma organização. Isso inclui a adoção de medidas de segurança adequadas, como controles de acesso, criptografia, monitoramento de rede e backups regulares.

As etapas do Gerenciamento de Riscos em Segurança da Informação

A seguir veremos mais sobre as etapas para a implementação do gerenciamento de riscos e como manter as informações da sua empresa seguras!

Identificação e Análise de Riscos

A primeira etapa é identificar os ativos de informação e mapear as ameaças e vulnerabilidades que podem afetar a segurança da informação da organização. Em seguida, é preciso avaliar a probabilidade de ocorrência de um risco e o impacto que ele pode ter sobre a organização. Para isso, é necessário realizar uma análise de risco abrangente.

Na prática:

  • Identifique todos os ativos de informação da empresa, incluindo equipamentos, sistemas, aplicativos e dados.

  • Liste todas as possíveis ameaças e vulnerabilidades que podem afetar a segurança desses ativos.

  • Classifique os riscos identificados de acordo com sua probabilidade de ocorrência e o impacto que podem causar na organização.

Tratamento e monitoramento de riscos

Após a identificação e análise de riscos, desenvolva medidas de prevenção e mitigação para tais perigos. Isso inclui a implementação de medidas e controles de segurança. Além disso, é importante monitorar os riscos identificados e se manter sempre atento em relação ao surgimento de novas ameaças e vulnerabilidades.

Na prática:

  • Implemente medidas de segurança para mitigar os riscos identificados, como firewalls, antivírus, autenticação e autorização, backups regulares e criptografia de dados.

  • Monitore regularmente os riscos identificados e avalie se as medidas de segurança em vigor ainda são adequadas para mitigá-los.

  • Atualize as medidas de segurança sempre que houver mudanças nas ameaças e vulnerabilidades identificadas.

Gestão de incidentes

Mesmo com as medidas de segurança adequadas, incidentes de segurança da informação ainda podem ocorrer. Por isso, elabore planos de resposta a incidentes para lidar com ameaças à segurança da informação. Esses planos devem incluir procedimentos para identificar e avaliar a gravidade do incidente, medidas para conter o incidente e minimizar o impacto, e procedimentos para recuperar as informações perdidas ou danificadas.

Na prática:

  • Elabore um plano de resposta a incidentes que contenha procedimentos claros e detalhados para lidar com incidentes de segurança da informação.

  • Realize testes regulares do plano de resposta a incidentes para garantir que ele esteja atualizado e funcione adequadamente em situações de crise.

  • Mantenha uma equipe de resposta a incidentes treinada e preparada para lidar com incidentes de segurança da informação.

Papel da conscientização

Além dos aspectos técnicos listados anteriormente, é importante conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação e como eles podem contribuir para proteger os ativos de informação da empresa. Isso inclui a implementação de treinamentos regulares para conscientizar os funcionários sobre os riscos de segurança da informação, os procedimentos de segurança que devem ser seguidos e as consequências para a empresa quando as políticas de segurança são violadas.

Na prática:

  • Desenvolva e implemente um programa de conscientização sobre segurança da informação tanto para os funcionários operacionais da empresa quanto para a alta gestão.

  • Inclua treinamentos regulares sobre segurança da informação, políticas e procedimentos de segurança, e como reconhecer e reportar incidentes de segurança da informação.

  • Reforce a importância da segurança da informação e as consequências de violar as políticas de segurança da empresa.

Conclusão

O gerenciamento de riscos em segurança da informação é fundamental para garantir a proteção dos ativos de informação da empresa. As empresas devem seguir uma abordagem sistemática para identificar, avaliar e gerenciar os riscos associados aos seus ativos de informação. 

Isso inclui a implementação de medidas de segurança, monitoramento dos riscos, elaboração de planos de resposta a incidentes e conscientização dos funcionários. Com essas medidas em prática, as empresas podem garantir a segurança de seus dados e informações, protegendo-se de prejuízos financeiros e danos à reputação!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security