Você está aqui: Página Inicial / Blog / Ransomware deixa passagem de metrô gratuita

Ransomware deixa passagem de metrô gratuita

Ataque de ransomware no metrô de São Francisco faz com que passageiros andem de graça

Neste último sábado, 26 de novembro, centenas de computadores da agência de transporte público de São Francisco foram infectados por ransomware. Hackers estão exigindo um resgate no valor de 100 bitcoins, cerca de 73 mil dólares.

O ataque infectou estações de trabalho, servidores de banco de dados, servidores de email e sistemas de pagamento. Depois que os computadores vulneráveis foram infectados, o malware reiniciou as máquinas, e ao invés de iniciar o sistema operacional, as máquinas exibiam a seguinte mensagem: "Você foi hackeado, TODOS os dados foram criptografados, contato para chave (cryptom27@yandex.com) ID:601"

 

Apesar do ataque, ônibus e trens continuaram a funcionar normalmente. O ransomware desabilitou as máquinas de emissão de bilhetes, e as catracas de acesso aos trens foram liberadas, permitindo que os passageiros viajassem gratuitamente. Leia a matéria completa.

Esse ataque demonstra como qualquer organização está exposta a malware, especialmente a ataques de ransomware. Proteja a sua organização de ataques de ransomware utilizando o Sophos Intercept X. Saiba mais.

intercep_x_banner