Você está aqui: Página Inicial / Blog / O que é o golpe do saque extraordinário do FGTS e como se proteger?

O que é o golpe do saque extraordinário do FGTS e como se proteger?

Em 2022, o Governo Federal criou o saque extraordinário do FGTS como medida provisória para disponibilizar recursos para trabalhadores e movimentar a economia; como sempre, os criminosos se aproveitaram da situação para criar uma nova fraude.

O FGTS, também conhecido como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, foi criado com o objetivo de proteger trabalhadores demitidos sem justa causa. Em 2022, o Governo Federal criou o saque extraordinário do FGTS como medida provisória para disponibilizar recursos para trabalhadores e movimentar a economia.

E como sempre, os criminosos se aproveitaram da situação para criar uma nova fraude, conhecida como golpe do saque extraordinário, em que eles roubam os valores disponibilizados no app Caixa Tem para cidadãos que possuem saldo em contas ativas do FGTS. 

Vamos entender melhor como se dá esse processo para que você não se torne uma das vítimas!

Como funciona?

Quando o Estado libera o saque extraordinário do FGTS, esse dinheiro é automaticamente transferido para o Caixa Tem, aplicativo que permite que o cidadão transfira o valor para outra conta. 

No golpe extraordinário do FGTS, os criminosos coletam os dados da vítima e os usam para criar o cadastro no app. Assim, conseguem roubar o valor disponibilizado. Esses dados podem ser adquiridos de inúmeras formas, tais como:

  • Vazamento de dados;

  • Compra de dados em fóruns ilegais;

  • Observação de perfis em redes sociais;

  • Ataques de phishing

Como se proteger?

Atenção, atenção e atenção! Essa é a palavra-chave para passar ileso pelos criminosos e garantir seu saque extraordinário do FGTS. Para ajudá-lo, vamos detalhar todas as formas de se proteger e listar onde você deve concentrar toda a atenção para evitar cair no golpe do FGTS.

  • Desconfie de links recebidos nas redes sociais ou em apps de mensagens. Criminosos podem roubar seus dados através de links falsos que anunciam promoções, brindes ou grandes oportunidades. Se receber algo assim, não clique! Acesse o site oficial da loja que supostamente está oferecendo a vantagem e confirme se a oferta é verdadeira.

  • Baixe o app Caixa Tem por canais oficiais. Golpistas costumam criar apps falsos, muito parecidos com os verdadeiros, com o objetivo de roubar seus dados. Portanto, baixe o Caixa Tem e qualquer outro app apenas do site oficial do desenvolvedor ou da loja de aplicativos oficial do seu smartphone.

  • Complete seu cadastro no Caixa Tem agora mesmo! Como reforçamos anteriormente, criminosos usam dados reais para completar o cadastro no app da Caixa. Portanto, se seu cadastro ainda não está feito, faça agora mesmo. Essa ação simples e rápida é a mais efetiva para você não cair no golpe do saque extraordinário do FGTS.

  • Desconfie de ligações, mensagens ou e-mails supostamente enviados pela Caixa. O banco já deixou claro que não entra em contato com cidadãos solicitando envio de dados pessoais. Então, se você receber uma ligação, mensagem ou e-mail sobre o saque extraordinário do FGTS, não forneça seus dados nem clique nos links.

Caí no golpe do saque extraordinário do FGTS! E agora? 

Se seu dinheiro foi roubado do app Caixa Tem, colete todas as evidências de que não foi você quem realizou o saque. Com isso em mãos, entre em contato com a Caixa pelo número de telefone 0800 512 6677 ou vá até uma agência física do banco o mais rápido possível!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security
.
Referências: Saque extraordinário do FGTS: como se proteger dos golpes? (nubank.com.br) | Golpe no saque extraordinário do FGTS: como funciona e como se proteger | Apps | TechTudo