Você está aqui: Página Inicial / Blog / Maiores ataques hackers da história

Maiores ataques hackers da história

 

Roubo de dados de clientes

target

No fim do ano passado, a rede de varejo americana Target foi alvo de um dos maiores ataques hackers da história. Cerca de 100 milhões de clientes tiveram seus dados capturados, com informações pessoais e de cartões de crédito comprometidos.


Hackers derrubam bases terrestres e impedem decolagem de 10 voos na Polônia

lot_aviao

Pelo menos dez voos da LOT foram cancelados ontem (21/06/2015) devido a um ataque hacker aos computadores da base terrestre do Aeroporto de Varsóvia, na Polônia; cerca de 1.400 pessoas não puderam seguir viagem. O sistema usado para o monitoramento de planos de voo saiu do ar e voltou a funcionar apenas cinco horas após o atentado. Outros 12 voos nacionais e internacionais acabaram atrasando.

“Estamos usando alguns dos computadores mais avançados do mundo, de modo que essa pode ser uma ameaça a toda a indústria da aviação”, observou Adrian Kubick, porta-voz da LOT, segundo informa o The Guardian. A companhia polonesa providenciou a hospedagem em hotéis de passageiros que precisaram passar a noite no aeroporto. Nenhuma aeronave foi comprometida.

O software responsável por gerir os planos de voo considera uma série de variáveis para o traçado do trajeto, tais como condições meteorológicas e trajetória de outros aviões para a avaliação de riscos de colisões; a eficiência no consumo de combustível é também avaliada. Esta não é a primeira vez que um ataque desse tipo acontece: no início deste mês, a base terrestre de um aeroporto dos EUA também teve seus planos de voo hackeados.

 

Brincadeira sem graça

psn

Em 2011, a PlayStation Network foi atacada e informações de quase 80 milhões de contas foram roubadas. A rede ficou fora do ar por praticamente um mês e gerou prejuízo estimado em US$ 2 bilhões.

 

 

Código Explosivo

CIA_FOTO

 Em 1982, um ataque perpetuado pela CIA mostrou o estrago físico que um simples código de comando corrupto pode fazer. Hackers da agência do governo norte-americano conseguiram fazer com que o sistema de controle de um gasoduto soviético enlouquecesse e começasse a operar de forma estranha.

O resultado, segundo um membro da força aérea que participou da operação, foi uma das explosões mais impressionantes já vistas do espaço - tudo isso sem que nenhuma arma fosse disparada. Com o número cada vez maior de sistemas controlados exclusivamente pelo computador, a cada dia que passa, ataques do tipo têm um potencial destrutivo cada vez maior.

 

Maior ataque hacker da história pode ter roubado a senha de 1,2 bilhão contas

hackers

De acordo com a empresa especializada em segurança da informação Hold Security, o maior ataque hacker da história está acontecendo neste momento. Trata-se da ação de hackers russos que conseguiram senhas de quase 1,2 bilhão de logins em diversos sites do mundo todo.

A Hold Security só veio a público agora pois estava há 7 meses monitorando a ação do grupo hacker. Segundo a empresa, trata-se de uma equipe formada por homens de cerca de 20 anos que estão localizados em uma cidade no sul da Rússia. O alvo do grupo não foi revelado pela Hold Security, porém o fundador da empresa disse que tanto sites de empresas que constam como algumas das maiores do mundo como portais menores foram afetados.

O ataque teria obtido quase 600 milhões de endereços de email. Ainda de acordo com a empresa que descobriu o ataque, ele é feito através de uma técnica chamada “SQL Injection”, que consiste em forçar comandos em um site para fazer com que as informações do seu banco de dados sejam reveladas.

Vale lembrar que a Hold Security é a mesma empresa responsável por detectar uma grave falha no sistema de cobrança da Adobe, que resultou no vazamento de dados de 38 milhões de clientes da empresa. 

Fontes: 

http://blog.ceviu.com.br/info/noticias/maior-ataque-hacker-da-historia-pode-ter-roubado-a-senha-de-12-bilhao-contas/
http://www.tecmundo.com.br/seguranca/9971-os-maiores-ataques-hackers-da-historia.htm
http://infograficos.oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/4-dos-piores-ataques-hackers-da-historia/sequestro-de-arquivos-digitais-19206.html#description_text