Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como Manter a Privacidade e a Segurança ao Compartilhar em Redes Sociais

Como Manter a Privacidade e a Segurança ao Compartilhar em Redes Sociais

Não coloque a si próprio ou aos seus entes queridos em risco e tome precauções quando utilizar as redes sociais.

Quando se trata de compartilhar com a família e amigos nas redes sociais, será que você está, inconscientemente, se colocando em risco? Mesmo que você use apenas aplicativos de redes sociais para se manter conectado a um pequeno grupo de entes queridos de confiança, é muito fácil compartilhar informações sobre si mesmo ou expor-se a golpes e hackers, sem nem saber disso.

Em nossa pesquisa recente, descobrimos que mais da metade das pessoas (52%) tem os seus perfis nas redes sociais definidos como "públicos".  Um terço das pessoas entrevistadas definiu os seus perfis no Facebook e no Instagram como "públicos". Isto significa que qualquer pessoa na plataforma social pode encontrar e ver as suas postagens.

Dado que tantas pessoas definem os seus perfis como "públicos" para que o mundo veja as suas postagens, é particularmente preocupante que:

51% compartilharam fotos de férias: ladrões são conhecidos por espreitarem redes sociais em busca de provas de que as pessoas estão longe de casa. Espere até estar em casa para compartilhar essas selfies na praia!

20% compartilharam fotos de sua casa ou bairro: é mais fácil do que nunca descobrir exatamente onde alguém vive apenas com base em pistas contextuais e fotos que a pessoa compartilhou de sua casa e de suas áreas vizinhas.

25% compartilharam fotos de seus animais de estimação ou de seus filhos - e depois usaram esses nomes como senhas: uma vez que os nomes dos seus filhos e animais de estimação são informação pública, já não é mais seguro usar esses nomes como senhas. É muito fácil para alguém tentar adivinhar a sua senha fraca e entrar nas suas contas (imagine só, na sua conta bancária online), podendo roubar informação sensível ou dinheiro.

14% compartilharam online as rotas das suas corridas, incluindo os dados de localização: mais uma vez, avisar as pessoas quando se está longe de casa pode colocá-lo em risco de roubo, ou pior. Para além das preocupações com a cibersegurança, não é boa ideia divulgar onde você corre ou vai com frequência.

O compartilhamento de tanta informação nas redes sociais tem, sem dúvida, enormes implicações em termos de privacidade e segurança - especialmente quando se define um perfil para "público". A sua segurança pessoal, propriedade e dados privados ficam todos vulneráveis quando você compartilha online excessivamente.

Não coloque a si próprio ou aos seus entes queridos em risco e tome as seguintes precauções quando utilizar as redes sociais.

Dicas para compartilhamento seguro nas redes sociais

Verifique as suas definições de privacidade: o risco de compartilhar informações pessoais em aplicativos de redes sociais pode ser parcialmente reduzido ao limitar-se quem vê as suas postagens. Sempre defina as suas contas como privadas, para que apenas amigos aprovados possam ver o seu conteúdo.

Faça com que todas as senhas sejam fortes: um gerador de senhas é a maneira mais fácil e rápida de criar senhas longas e aleatórias. Quando cada conta tiver uma senha diferente, você evitará que uma violação de dados em um site afete todas as suas outras contas também. Um gerenciador de senhas manterá o controle dessas senhas de difícil invasão para você.

Ligue a autenticação de dois fatores para as suas contas sociais: acrescentar mais camadas de proteção ajudará a atrasar quaisquer hackers potenciais. A autenticação de dois fatores requer informações adicionais - como um código ou uma impressão digital - antes que o acesso seja concedido. A maioria dos sites de redes sociais suporta essa funcionalidade, por isso, não se esqueça de ativá-la ainda hoje.

Faça uma revisão da sua lista de amigos: reveja periodicamente as suas relações e desfaça a amizade com pessoas com as quais você já não mantém contato. Fique atento a amigos que possam ter sido hackeados ou que tenham perfis duplicados. Se vir qualquer atividade suspeita em suas contas, avise-os.

As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com amigos e familiares - especialmente nestes dias em que talvez não possamos vê-los pessoalmente. Mas é importante ter a certeza de que você está usando-as com segurança e mantendo suas informações pessoais longe da visão dos hackers.

Reproduzido e traduzido de: https://blog.lastpass.com/2020/06/maintaining-privacy-and-security-when-sharing-on-social-media.html/