Centro Nacional de Cibersegurança, quando teremos o nosso?
O objetivo do NCSC é ajudar o setor público e privado a proteger o Reino Unido contra crimes cibernéticos, principalmente nas instituições com responsabilidades sobre a infraestrutura do Reino Unido.
De acordo com o CEO, Ciaran Martin, seu trabalho é fazer o Reino Unido o lugar mais seguro do mundo para se viver e fazer negócios online.
Artigo completo em: https://www.scmagazineuk.com/queen-opens-ncsc-headquarters-ushering-in-new-era-in-cyber-security/article/637919/
Que sirva de exemplo para o Brasil, onde o governo ignora totalmente o perigo dos crimes cibernéticos, não fiscaliza instituições públicas e privadas e não oferece suporte em cibersegurança.
Consequência, o Brasil já ocupa a posição de número 1 como o país com o maior risco de vazamento de dados do mundo (Pesquisa Ponemon 2016).
Além da falta de apoio de nossos governantes, muitas instituições públicas e empresas privadas estão ignorando os perigos da cibersegurança. Entretanto, até os últimos anos os principais prejudicados eram os clientes destas empresas(golpes e chantagem por vazamento de dados), mas acontecimentos recentes, como sequestros digitais(Metrô de San Francisco) e extorsões (XP Investimentos), são exemplos práticos dos prejuízos financeiros causados por negligenciar cibersegurança.
Autor: Vinícius Perallis