Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 77% das empresas tiveram vazamento de dados no último ano, mostra estudo

77% das empresas tiveram vazamento de dados no último ano, mostra estudo

Mais da metade das organizações admite que perdeu informações relacionadas aos clientes

Um levantamento mundial realizado pelo Ponemon Institute traz um dado alarmante: 77% das empresas admitem que tiveram vazamento de dados no último ano, por conta de algum tipo de incidente. A principal causa citada para isso é a perda ou o roubo de equipamentos, seguida por ataques à rede, vulnerabilidades dos dispositivos móveis, Web 2.0 e e-mails enviados para remetentes errados.


Outra constatação alarmante é que, na maioria dos casos (52%), os dados comprometidos envolviam informações dos clientes. Também entre os conteúdos mais vulneráveis foram citadas as informações relacionadas à propriedade intelectual e dados dos funcionários com, respectivamente, 33% e 31% das respostas.


Ainda segundo o estudo, que ouviu 2,4 mil profissionais da área de segurança da informação de empresas de todo o mundo, cerca de 49% dos entrevistados acreditam que os funcionários das corporações têm pouco ou nenhum conhecimento sobre privacidade e segurança dos dados.


Uma das conclusões do levantamento, realizado a pedido da fornecedora de soluções de segurança CheckPoint, é que as políticas para evitar o vazamento de dados não devem ficar restritas ao departamento de tecnologia, uma vez que, na maior parte dos casos, os problemas são causados por funcionários em geral da empresa


No relatório, o presidente do conselho e fundador do Ponemon Institute, Larry Ponemon, conclui: “A segurança dos dados nos dias modernos significa mais do que desenhar um conjunto de tecnologias para responder a esses desafios. Na verdade, a falta de conscientização dos funcionários é a principal causa dos incidentes relacionados à perda de dados e está incentivando as empresas a educar seus usuários sobre as políticas corporativas em vigor.”

 

Fonte: Olhar Digital